• Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Bolivia TV - La Paz

Bolivia-TV

 

Empresa Nacional de Televisión Boliviana – Bolívia TV

Canal: 07

Localidade: La Paz – Bolívia

Site: Bolívia TV

http://www.boliviatv.bo/ 

Cobertura/alcance: Nacional. Repetidoras: Santa Cruz, Cochabamba, Sucre, Oruro, Potosi, Pando, Beni, Tarija.

Missão/valores institucionais

Integrar e reafirmar os valores das diferentes nações que formam o Estado Plurinacional, por meio do oferecimento de uma informação descolonizada dentro do processo revolucionário, democrático e cultural para alcançar o bem viver.

Emissora comprometida com a geração de produção própria que consolide a identidade plurinacional da Bolívia.

Objetivos

Promover a unidade do país e projetar sua imagem internacional. Oferecer um serviço público para as regiões mais distantes do país, mostrando os valores culturais bolivianos e defendendo a soberania nacional perante o mundo.

Histórico da emissora

A emissora predecessora de Bolívia TV foi Televisión Boliviana, criada através de um decreto presidencial no final dos anos 60 do século passado. Sua primeira transmissão regular ocorreu em 30 de agosto de 1969.

Ao longo de suas quase quatro décadas de história, TV Boliviana sofreu as consequências da instabilidade política do pais e sempre esteve muito ligada a estrutura governamental, sendo um canal marcado pela forte divulgação das ações dos governos da nação.

Ao final da década de 90, as redes e televisões privadas ganham mais força no cenário boliviano e essa situação desenha um novo contexto para a televisão estatal do pais. A partir de 2006 com a subida ao poder de Evo Morales a televisão tem seus caminhos redirecionados, mantendo-se contudo, o estreito vínculo com o governo e a função de ser um veículo de comunicação do Estado.

Uma forte crise econômica na emissora obriga o governo a fechar em 2009 a antiga ENTV e a criar um novo ente público de televisão denominado Bolívia TV. A nova emissora opera no mesmo canal 7 da extinta TV Boliviana e esta vinculada a estrutura do estado por meio da Agência Boliviana de informação e ao Ministério de Comunicações.

Natureza jurídica da emissora

Pessoa jurídica de Direito Público. Empresa estatal de administração pública direta.

Estrutura organizacional

Informação não disponível no site.

Forma de gestão

Informação não disponível no site.

Modelo de financiamento

Segundo a Lei de criação da emissora, Bolívia TV como Empresa Pública Nacional Estratégica – ENPE - deverá ser financiada por recursos específicos gerados pela própria empresa, recursos provenientes da liquidação da extinta Empresa Nacional de Televisión Boliviana – ENTB e por transferências de capital e outros recursos que sejam estabelecidas em normas legais específicas. Portanto, a empresa estatal de televisão “Bolívia TV” conta com os seguintes recursos: fundos do tesouro nacional e transferências estabelecidas no orçamento geral da nação, recursos de doações e créditos nacionais e internacionais e recursos própria obtidos através da venda de serviços em geral.

Programação

Predominam os programas educativos, culturais, jornalísticos e de entretenimento.

Quase 40% de seus programas são de natureza cultural ou educacional. Há indicativos que a emissora não atua com independência em relação ao governo. É considerada um meio de comunicação do Estado.

Participação pública

A considerar o seu site, a emissora não possui mecanismos de prestação de contas e transparência. Não possui ouvidoria, ombudsman ou clube de ouvintes.

Plataforma multimídia

Site possui ferramentas de enquetes, poadcast e streaming. Não há mecanismos de interatividade com a audiência via plataforma multimídia.


COMPARTILHE


TVs (BO)

Bolivia

Rádios (BO)

Bolivia3

FACEBOOK

Twitter

TAGS