• Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

TV Câmara

tv_camara

TV Câmara

 

Canal: 27

Localidade: Brasília – DF

http://www2.camara.gov.br/tv/

Cobertura/alcance

A emissora está presente em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal. Pode ser sintonizada, no DF, no canal 27 via UHF. Também possui sinal digital aberto, ainda experimental, em São Paulo e Brasília. Outros maneiras de sintonizá-la são via parabólica com sinais digital e analógico, DTH, cabo e rádio-frequência.

Missão/valores institucionais

A TV Câmara tem como função transmitir o dia-a-dia do Plenário e das comissões da Câmara dos Deputados, a fim de dar mais transparência às atividades. Ela busca preencher lacunas deixadas pelas demais emissoras e “promover a cidadania e a valorização do país, com a difusão de valores éticos, morais, sociais, artísticos e culturais do Brasil”.

Histórico da emissora

Inaugurada em janeiro de 1998, a emissora faz parte de uma rede de comunicação pública no país, formada por parcerias com emissoras como TV Senado e TV Nacional, entre outras. Já recebeu diversas premiações de alcance nacional, entre elas cinco prêmios Vladimir Herzog nos anos de 2004, 2005 e 2010.

Natureza jurídica da emissora

Vinculada à administração pública direta – Câmara dos Deputados.

Estrutura organizacional

A emissora é subordinada à Secretaria de Comunicação Social da Câmara dos Deputados que possui Diretor da Secretaria, Diretor de Mídias Integradas, Diretor de Jornalismo, Diretor de Programas e Documentários, Diretor de Infraestrutura Tecnológica e Editor-chefe da TV.

Forma de gestão

Não há informações que indiquem a existência de direção colegiada, por exemplo, ou outros mecanismos para incorporar sugestões e críticas de colaboradores. Como mecanismo interno de comunicação e transparência, a TV Câmara possui boletins eletrônicos com informações sobre a emissora que são enviados periodicamente àqueles que fizerem solicitação pelo site.

Modelo de financiamento

Possui recursos orçamentários públicos.

Programação

A TV Câmara possui diversos tipos de programas que preenchem a grade, muitos deles são séries e documentários que não possuem periodicidade. Existem 23 programas fixos, que variam entre entrevistas e debates (39,1%), cultura (34,8%), jornalismo (21,7%) e esportes (4,3%). Um importante programa da grade da emissora é o Ver TV, que promove discussões em torno da TV pública de qualidade, e faz, inclusive, análise das produções de outras emissoras.

Na busca por ser referencia em informação e cidadania, a emissora atende a finalidades educativas e culturais, apresenta qualidade e diversidade de conteúdos na programação, promove cultura nacional e regional, estimula produções independentes, dá visibilidade a diversos grupos sociais e presta contas à sociedade de forma periódica – principalmente por meio de notícias no site. Não atua completamente com independência em relação a governos, uma vez que é veículo institucional da Câmara dos Deputados e responde diretamente a ela.

Participação pública

Não há informações sobre a existência de ombudsman, clube de telespectadores, conselhos consultivos de programação e seminários com participação de entidades. Há ouvidoria da própria Câmara dos Deputados chamada de Ouvidoria Parlamentar e central de atendimento ao ouvinte – disponibilizado no “Fale com a TV” no site. É possível fazer o acompanhamento das mensagens enviadas com o número do protocolo fornecido.

Plataforma multimídia

A emissora possui site com recursos de streaming, contas no Facebook e Twitter, e disponibiliza catálogo de vídeos e acervo com toda a produção.


COMPARTILHE


TVs (BR)

tv

Rádios (BR)

radio

FACEBOOK

Twitter

TAGS


kerajaan cerita horor gosip terbaru berita terbaru windows gadget toko game