• Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Relatórios

Rádios Públicas Brasileiras: condições de funcionamento, gestão e adaptabilidade à tecnologia digital

Artigo traz resultados de mapeamento das condições de funcionamento, financiamento e gestão das rádios públicas brasileiras. Avalia impasses e oportunidades para sustentabilidade dessas emissoras frente aos desafios que se apresentam com a digitalização da transmissão e a convergência midiática. Observou-se que o setor está em processo de reorganização impulsionado pelas mudanças na forma de gestão no âmbito das rádios sob controle do governo federal. Foram identificados avanços no sentido de democratizar a gestão com a criação de conselhos consultivos e ouvidorias, além de renovação da programação em busca da diferenciação e diversidade de conteúdo. 

Mudanças estruturais na radiodifusão pública na América Latina

O objetivo deste paper é apresentar um mapeamento das principais mudanças em curso no campo da radiodifusão pública na América Latina desde a ascensão de governantes eleitos com a bandeira da justiça social. O mapeamento tem como base três pesquisas do Observatório da Radiodifusão Pública na América Latina realizadas no período de 2011-2013: a) avaliação dos sistemas de radiodifusão pública dos países que integram a Unasul a partir de normas, leis e diretrizes que constituem o marco regulatório da mídia pública em cada país; b) análise do perfil institucional, organizacional e de conteúdo de 140 emissoras classificadas como públicas; e c) acompanhamento do noticiário sobre o segmento em publicações especializadas e mídia tradicional.

Radiodifusão pública: conceitos em elaboração na América Latina

A compreensão das múltiplas dimensões que o sentido de público adquire perante a sociedade na América Latina permite analisar a radiodifusão pública na perspectiva dos fatores sociais, culturais, políticos e históricos que estruturam e definem os processos nessa campo. Países e governos estabelecem e consolidam práticas públicas e políticas no âmbito maior de suas culturas. No universo pesquisado da América do Sul verifica-se a existência entendimentos variados sobre as possibilidades daquilo que é público e do que não é. Essa diversidade confirma que a ideia de “público” se estabelece no imaginário da cidadania latino-americana em estágios, níveis e gradações distintos.

Observatório da Radiodifusão Pública na América Latina: balanço de um ano de atuação

Artigo traz um balanço sobre a atuação do Observatório da Radiodifusão Pública na América Latina durante um ano. Relaciona ações de acompanhamento de notícias, análises dos sistemas de radiodifusão e projetos de pesquisa em desenvolvimento. Apresenta uma síntese dos resultados parciais alcançados em investigações como mapeamento da estrutura de funcionamento e de gestão da radiodifusão pública; pesquisa de opinião com o objetivo de verificar o nível de satisfação do cidadão brasileiro em relação as rádios e TVs públicas; e análise de conteúdo da programação de emissoras no continente. 

Public Broadcasting in Brazil: images and perspectives of the audience. Challenges to overcome the Passive Symbolic and achieve social credibility

One of the biggest challenges for Brazilian public broadcasting lies in changing the perception that has been crystallized by the public in relation to such stations. Initial analysis of the data obtained so far shows that the respondents have a negative image in relation to public media. At times, the people manifest themselves in favor of the principles that should delimit the performance of radios and TVs, such as diversity, independence and differentiation from commercial media, but, which are not fully followed. At other times they criticize the quality of programming and the political-governmental character of these stations. In this critical scenario, the text presents a discussion on the challenges facing the sector considering the complex historical, cultural, and economic policy circumstances, that have contributed to the maintenance of this "symbolic liability" between media and the audience/citizens, and which reflects on the possible strategies to face the problem.


COMPARTILHE


FACEBOOK

Twitter

TAGS


kerajaan cerita horor gosip terbaru berita terbaru windows gadget toko game