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Projetos

Pesquisa 6 - Radiodifusão pública e os desafios da comunicação digital

O Observatório já fez um primeiro mapeamento sobre o uso de plataforma multimídia (site, redes de sociais, canais de interatividade e interação) em 140 rádios e TVs. Em 2013 pretende aprofundar a análise para entender como as emissoras aproveitam o ambiente digital para ampliar a prestação de serviços e cumprir suas competências como serviço público.

Pesquisa 5 - Diversidade e processos participativos em emissoras públicas de rádio e TV

Análise da ecologia de mídia, da diversidade de princípios e de programação dos sistemas midiáticos identificados como públicos. Trata-se de um estudo de campo (observação e análise de extratos da programação) em que se verifica como as emissoras identificadas como públicas “praticam” a diversidade nas suas produções. Aspectos da produção de emissoras da Argentina, Colômbia, Equador e Venezuela foram analisados em 2012. A pesquisa será estendida aos demais países em 2013.

Pesquisa 4 - Acervo de áudio das rádios públicas do Brasil

Em parceria com Associação das Rádios Públicas do Brasil (ARPUB), o Observatório realizou em 2012 um mapeamento dos acervos de áudio das rádios públicas brasileiras, visando saber que tipo de material possuem armazenado e qual a política para sua preservação e manutenção. Com a pesquisa, obteve-se um diagnóstico sobre a situação atual dos acervos que fornecerá subsídios à elaboração futura de um projeto nacional de recuperação e digitalização da memória produzida pelo rádio público. Participaram da investigação 51 das 80 emissoras associadas à ARPUB.

Pesquisa 3 - Mapeamento das condições técnicas de funcionamento de rádios públicas e sua adaptação ao digital

A pesquisa realizada em 2011 mapeou as condições de funcionamento, financiamento e gestão de 51 das 80 emissoras de rádios públicas brasileiras associadas a ARPUB - Associação das Rádios Públicas do Brasil. Foram avaliados impasses e oportunidades que impactam na sustentabilidade dessas emissoras frente aos desafios que se apresentam com a digitalização da transmissão e a convergência midiática. Observou-se que o setor está em processo de reorganização impulsionado, em parte, pelas mudanças na forma de gestão no âmbito das rádios sob controle do governo federal.

Pesquisa 2 - Cidadão e meios públicos no Brasil

Pesquisa de opinião tem como objetivo de verificar as formas como o cidadão brasileiro avalia as emissoras públicas de rádio e televisão quanto à programação e interação com audiência. Além disso, a pesquisa também faz um levantamento de distintas posturas e opiniões que a população brasileira possui de temas relacionados com o funcionamento e existência das emissoras públicas no país. A pesquisa está em andamento e pode participar qualquer ouvinte e telespectador brasileiro que queira colaborar com sua opinião. Basta acessar o endereço https://pt.surveymonkey.com/s/cidadaoemeiospublicos


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