• Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Em nota, conselho curador da EBC lamenta desinteresse de candidatos

Brasil - Em nota publicada nesta terça-feira (23), o Conselho Curador da EBC lamenta que as assessorias dos candidatos à presidência não tenham chegado a um acordo para a realização do único debate que ocorreria em um meio de comunicação público do país. Segundo o documento, assinado também pela Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação com Participação Popular, o convite sofreu "recusa" e houve "desinteresse de quase metade das candidaturas em participarem do evento".

Vale lembrar que, além de aparições frequentes dos presidenciáveis nos veículos da grande imprensa e nos debates realizados nestes meios, até a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) teve a oportunidade de promover discussão com os candidatos, ocorrida no dia 16 de setembro, em Aparecida (SP).

A nota ainda chama a atenção para o fato de que a comunicação pública, "um dos pilares para o fortalecimento da democracia brasileira", seja um tema ausente na disputa eleitoral. Em 5 de setembro, o Barão de Itararé publicou matéria sobre o tema. Confira: O Brasil que você não vê na TV (comercial)

Confira a íntegra da nota:

O Conselho Curador da EBC vem por meio desta informar que o debate entre os candidatos à Presidência da República sobre o tema da comunicação, programado pela Empresa Brasil de Comunicação, em parceria com a FrenteCom (Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação com Participação Popular), e com apoio deste colegiado, não será realizado.

As negociações com as assessorias das campanhas acabaram frustradas pela recusa ou pelo desinteresse de quase metade das candidaturas em participarem do evento. A regra acordada para a realização do debate era de que os participantes juntos, somassem ao menos 20% das intenções de voto segundo os principais institutos nacionais de pesquisa, o que não ocorreu.

A ação faria parte do processo de organização do Fórum Brasil de Comunicação Pública 2014, a ser realizado em novembro, e do qual o Conselho Curador da EBC é um dos organizadores. O debate também foi uma demanda apresentada ao Conselho por representantes da sociedade civil durante Audiência Pública, realizada em São Paulo, dia 13 de maio de 2014.

O Conselho Curador agradece as candidaturas que se disponibilizaram a participar, mas lamenta profundamente que este tema ainda não seja tratado como prioridade nesta campanha presidencial de maneira geral. Entendemos que a comunicação, e em especial, a comunicação pública, são pilares para o fortalecimento da democracia brasileira. Um debate sobre este assunto certamente contribuiria para que o tema pudesse ser mais conhecido e debatido entre os eleitores.

Por sugestão da EBC e da FrentCom, a empresa vai produzir entrevistas específicas sobre o tema da comunicação para disponibilizar em sua programação as opiniões dos (as) candidatos (as) à Presidência da República sobre o assunto.

Fonte: Conselho Curador EBC

VEJA TAMBÉM

COMPARTILHE

FACEBOOK

Twitter

TAGS


kerajaan cerita horor gosip terbaru berita terbaru windows gadget toko game